Iris Gomes quando exercia o cargo da prefeita da Várzea Nova (Foto: Arquivo)

Iris Gomes, a primeira prefeita de Várzea Nova, conta um pouco da história de emancipação política do município, neste aniversário de 33 anos da emacipação política da Princesinha do Sisal.

Segundo Iris, por solicitação do Senhor João Aureliano Gomes, o saudoso Deputado Estadual Gilberto Miranda fez indicação e Várzea Nova foi submetida a um plebiscito em 1984 com resultado favorável a sua emancipação política, houve mobilização de toda sociedade, com empenho maior de algumas pessoas.

No dia 15 de novembro de 1985 aconteceu o primeiro pleito eleitoral, foram eleitos 11 vereadores e baseado e inspirado no grande trabalho social e político feito pelo seu Pai o Senhor João Aureliano Gomes, a sua filha IRIS GOMES foi eleita à primeira Prefeita e Vice-Prefeito Edson Sales (Son). Empossados em 01 de Janeiro de 1986 com mandato até dezembro 1988.

Resultado de imagem para prefeita iris gomes várzea nova

Inicialmente houve a instalação administrativa, pois nada existia, a partir daí a construção de várias obras com recursos próprios (escolas, secretaria da educação, pavimentação de várias ruas, rede de esgoto, estradas etc.) Neste período, e com inspiração da Saudosa Professora Raulina Pimentel foi composto o Hino de Várzea Nova,  a Bandeira e o Brasão, foram também firmados vários convênios para perfuração poços artesianos, construção de 200 casas populares, instalação telefonia fixa,  instalação Posto do Banco do Brasil e outros e como destaque viabilizou convênio entre Secretária de Saúde do Estado e a AVA – Associação Várzeanovense de Assistência,  para construção do Hospital o qual foi denominado Hospital Padre Alfredo Haasler e posteriormente quando deputada Estadual conveniou ao Ministério da Saúde para o seu funcionamento aonde permanece até hoje como Hospital FILANTRÓPICO. 

Resultado de imagem para prefeita iris gomes várzea nova

Final de 2005, Iris Gomes voltou como Prefeita com mandato até 2008 com várias realizações, com destaque a revitalização das festas Juninas, grande tradição local, Arraia Fibra Forte, realizando três grandes festas juninas que entraram para história.