A Jacobina Mineração e Comércio, uma das unidades da Yamana Gold no Brasil, está de portas abertas na semana que antecede o Dia dos Pais. Para comemorar esta data especial, a empresa vai realizar a segunda edição do Dia do Mineirinho, programa que tem como objetivo receber os filhos e familiares dos funcionários na empresa e desenvolver o verdadeiro entendimento dessas pessoas em relação ao ambiente de trabalho dos pais e à atividade da mineração. A ideia é mostrar, na prática, como a Yamana desenvolve seu trabalho com transparência, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

http://www.jacobinanoticia.com.br/wp-content/uploads/2017/08/jacobina_mineracao_e_comercio_jmc-300x169.jpg 300w" sizes="(max-width: 620px) 100vw, 620px" style="padding: 0px; margin: 5px auto; outline: none; list-style: none; border-style: none; box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; clear: both; display: block;">

A ação é resultado do sucesso da primeira edição do Dia do Mineirinho, realizada em julho deste ano como uma etapa-piloto, mas que teve grande sucesso e aprovação das crianças e adultos. “O programa Dia do Mineirinho é um sonho muito antigo da empresa. É uma ação de baixo custo e que gera um resultado muito positivo, pois desperta a consciência nas pessoas de que a mineração é uma atividade de pura promoção ao desenvolvimento industrial, econômico, social e ambiental”, afirma o gerente-geral da unidade, Sandro Magalhães.

Na segunda edição do projeto, a empresa vai receber três turmas e os pais poderão acompanhar a visita junto com a família. A ação será conduzida por profissionais especializados das áreas de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável (SSDS), Recursos Humanos (RH) e Segurança Patrimonial.

A visita vai seguir todo o protocolo de segurança do trabalho da unidade e terá início com a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e óculos de proteção adequados para as crianças. Em seguida, serão apresentados os conceitos da atividade mineradora de forma lúdica e de fácil entendimento por todos.

Na sequência, as crianças e familiares vão conhecer o Museu de Mineração da unidade, onde todos passam por um ambiente que simula uma mina subterrânea e terão a experiência de ver as inúmeras amostras das rochas, maquetes, miniaturas de equipamentos e painéis explicativos com a história da região de Jacobina.

Depois da visita ao museu, os visitantes serão encaminhados para o complexo ambiental, onde vão conhecer os viveiros de mudas e de peixes e receber informações sobre o trabalho desenvolvido na mina para compostagem, tratamento de efluentes e coleta seletiva, como uma forma de despertar a consciência ambiental.

Ao final do evento, será realizada uma sessão de perguntas e respostas com direito a brindes e brincadeiras divertidas e será servido um lanche. “A mineração é um poderoso agente de transformação do meio em que ela está inserida e a JMC entende a importância da aproximação da empresa com a comunidade. Certamente, este é o início de uma ação que será expandida para toda a sociedade em breve”, finaliza Sandro Magalhães.