Juliano Cruz, o novo presidente da Câmara de Jacobina 

O vereador Juliano de Carvalho Cruz (PSDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina para o biênio 2019/2020. Ele foi eleito na última sessão do ano, realizada na noite desta quinta-feira (20.12), em chapa única que recebeu 14 votos dos 17 parlamentares que compõem o Legislativo Municipal. Votaram contra os vereadores Tiago Dias e Martins dos Santos, enquanto o vereador Júnior de Todos se absteve. 

Após a votação, Juliano Cruz agradeceu o apoio do grupo de vereadores que deram sustentação à sua candidatura à presidência da Câmara e destacou que as conversas em torno de sua eleição já vinham sendo alinhavadas há alguns meses, e transcorreu de forma tranquila e republicana. Ele fez um agradecimento especial ao prefeito Luciano Pinheiro e ao ex-prefeito Leopoldo Morais Passos. Ele também destacou a contribuição dos deputados Afonso Florence e Neuza Cadore, ambos do PT, que incentivaram a participação do vereador Rone Martins na composição da chapa. 

Juliano Cruz sinalizou ainda pela unidade dos 17 vereadores que integram a atual legislatura na defesa de pautas de interesse da cidade, independentemente de o fato  de 03 vereadores não apoiarem a sua eleição. “Todos os vereadores têm um compromisso muito grande com a sociedade e com a população de Jacobina. Este é o papel desta Casa”, observou.

Com larga experiência na atividade parlamentar, indo para sexto mandato como presidente da Câmara de Jacobina,  Juliano Cruz fez um aceno positivo para o prefeito Luciano Pinheiro (DEM). “Quero passar tranquilidade para o prefeito Luciano e dizer que ele pode contar com este e com todos os vereadores em prol da cidade. Então, tudo aquilo que for enviado para esta Casa e que for de interesse da sociedade, vamos tentar tratar de forma rápida e célere”, garantiu. Entre as metas da sua gestão, Juliano Cruz anunciou a criação da Rádio Câmara, do Prêmio Câmara de Comunicação e a implantação das sessões itinerantes. 

Os vereadores Martins dos Santos (PT) e Tiago Dias (PC do B) lamentaram que, por falta de número, não tenha sido possível formar uma segunda chapa encabeçada pela a oposição, porém, ressaltaram que torcerão pelo bom desempenho da nova Mesa Diretora.

O atual presidente Noelson Oliveira (DEM) agradeceu nominalmente a cada um dos 17 vereadores pela relação construída durante seus dois anos à frente do legislativo de Jacobina.

Durante pronunciamento da tribuna da Câmara, a vereadora Luzinete Lucena (PSC) afirmou que a formação de uma chapa única é fruto do amadurecimento político dos parlamentares,  formando uma Mesa Diretora com membros de várias tendências, que saberão agir com independência para fortalecer o legislativo municipal, principalmente, dando mais transparência e publicidade as ações dos vereadores. 

“A Câmara precisa se comunicar melhor, levar ao conhecimento da sociedade jacobinense o que acontece no legislativo, porque temos muitas ações, mas muito pouco chega ao conhecimento da população”, observou a parlamentar.

Veja abaixo como ficou a formação da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020:

A nova Mesa Diretora tomará posse no próximo 01 de janeiro de 2019, e durante o período de um mês o parlamento se  manterá em recesso.