Através de iniciativa dos produtores identificados como “Grupo Leite Caprino de Várzea Nova e região, foi realizada na manhã de sábado (10), em parceria com o Laticínio Coopag (Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló)e Secretaria Municipal de Agricultura, a primeira Exposição de Leite Caprino do município. Com stand montado em anexo da Feira Livre no Centro de Abastecimento, o evento prestigiado por dezenas de produtores de leite e sociedade local, teve por objetivo lançar produtos derivados, divulgar e incentivar a produção de leite de cabra no município, gerando emprego, renda e fortalecimento da economia local

Esteve presente na exposição o Laticínio Kandoche do município de Camaçarí, que no início do projeto realizou análises físico microbiológico de amostras do leite e depois de 100% na aprovação produziu as primeiras peças de queijo, doando ainda ao grupo 5(cinco) cabritos PO da raça Saane para melhoria da genética dos rebanhos.

Com derivados do leite de cabra a Coopag presenteou o público com a degustação de Queijo, Iogurtes de Licuri, Umbu e Cappuccino feito por um integrante do grupo, além do pré lançamento do Iogurte de Café.

Os produtores fizeram a apresentação das melhores cabras de cada rebanho, incluindo aulas de como ordenhar de maneira correta. Ao final da exposição foi realizado um pequeno torneio de ordenha onde a maioria das cabras deu mais de 3kg leite com destaque para a cabra de Lages do Batata do produtor Rui Maia que venceu a disputa com 3.330 kg de leite.

De acordo o vice-presidente da Coopag Fred Jordão, a produtividade neste primeiro encontro superou as expectativas com Record de produção, encerrando assim o evento com 100% de aproveitamento e satisfação dos colaboradores.

O prefeito João Hebert, que prestigiou a exposição colocou a gestão à disposição dos produtores, oportunidade que parabenizou o Grupo Leite Caprino pela realização do evento. 


Agua quadrado