Na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina realizou no auditório do Auditório do Centro de Convivência do Idoso a V Conferência Municipal de Saúde que teve como tema, “Equidade em Saúde: Qualidade de Vida Cidadania e Participação Social”

O evento é realizado a cada dois anos e tem como objetivo debater junto com a sociedade civil organizada e o Poder Público políticas relacionadas à saúde. As propostas aprovadas durante a conferência servirão para elaboração do Plano Municipal de Saúde e, posteriormente,  o planejamento do Plurianual para os anos de 2018 a 2021.

Com abertura realizada pelo prefeito Luciano Pinheiro, a conferência contou com a participação de outras autoridades municipais, membros da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, outros membros do governo municipal e estadual, representantes de bairros, e de outras instituições, bem como de moradores em geral.

O evento também contou com presença do membro da Organização Pan-americana de Saúde,Dr wilfredo  Xavier, além do Dr Eduardo, representante do Mais Médico, e  o Dr José Walber, da Universidade Federal da Bahia.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Mariana Rocha Valois, a conferência foi um espaço importante para a coleta de propostas e que cada sugestão apresentada será levada em consideração pelo município de Jacobina. “A Conferência foi um espaço democrático importante onde as pessoas puderam levantar propostas para o desenvolvimento da saúde no município, que posteriormente serão postas em prática e passarão por constante monitoramento para que sejam executadas com eficiência”, disse a secretária.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos, que tinham por finalidade discutir os aspectos referentes aos três eixos temáticos, analisar e propor estratégias para a consolidação de uma saúde de qualidade e para toda a população.

O relatório da V Conferência Municipal de Saúde, contendo as alterações, sugestões e propostas da comunidade jacobinense, será encaminhada à comissão de relatoria da  Conferência Estadual de Saúde.